Nome científico: Rhinoceros unicornis
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Placentalia
Ordem: Perissodactyla
Família: Rhinocerotidae
Género: Rhinoceros
Espécie: R. unicornis
Protegido
Dos rinocerontes-asiáticos, é aquele em que o perigo de extinção é menor, embora esse risco não esteja excluído. No entanto, no passado, essa questão já se pôs, e no final do século XIX, não existiam mais de 250 animais a viver em liberdade. Só um bem sucedido programa de reprodução e protecção desta espécie, patrocinado pelo governo indiano, conseguiu inverter esta tendência e colocar esta espécie mais longe da extinção, existindo hoje registados e monitorizados mais de 3000 animais, que se apresentam em boas condições fisícas e com níveis de reprodução bastante altos, para os padrões apresentados pelos outros rinocerontes-asiaticos.
Hábitos
Ao contrário dos rinocerontes-africanos, que procuram os grandes espaços abertos, os asiáticos procuram viver protegidos pela vegetação da floresta e os pântanos, onde se sentem mais resguardados, evitando os grandes espaços abertos, onde podem ser alvos fáceis para os caçadores furtivos.
O rinoceronte indiano só tem um chifre e a sua pele não é lisa, mas forma uma espécie de carapaças sobrepostas e rugas duras e espessas.
Tamanho, peso e longevidade
Este gigante asiático pode ter 1,90 m de altura, medir quase 4 m, pesar mais de 3000 kg, e viver cerca de 35 anos.